Curiosidades

A ação do álcool no nosso corpo.

Nosso corpo recebe o álcool através do sistema digestório. Quer dizer, para que ele chegue até nossa corrente sanguínea temos que, invariavelmente, bebê-lo e digeri-lo. Disso, todo mundo sabe! Mas talvez o que muita gente não saiba, ou até saiba, mas nunca parou para pensar, é que o álcool vai muito além do nosso tubo digestivo – ele se espalha pelo corpo todo e o afeta muito.

Conheça um pouco a extensão do poder do álcool no nosso corpo:

Órgão ou local do corpo

Efeito do álcool

cérebro

Estimula os neurônios a liberar uma quantidade extra de serotonina, responsável pelo prazer, pelo humor e pela ansiedade. Por isso, a princípio, a pessoa fica desinibida e eufórica.

cérebro

Quando o álcool para de estimular a produção da serotonina ocorre o efeito inverso, e por isso a pessoa fica ansiosa e depressiva.

cérebro

Atinge outros neurotransmissores, como consequência inibe a liberação de glutamato e aumenta liberação de ácido gama-aminobutírico (um neurotransmissor), seus neurônios trabalham mais devagar e por isso a pessoa embriagada perde a coordenação motora e o controle. Por isso, muitas vezes ela fica com a mão trêmula, não consegue parar de pé e não tem reflexos para dirigir.

cérebro

Quando o álcool para de inibir a produção de glutamato, para compensar, o corpo produz muito mais dessa substância, que é um estimulante natural. Por isso a pessoa não consegue dormir direito.

cérebro

Os neurotransmissores responsáveis por captar luz e som são inibidos, por isso a pessoa que já bebeu muito cerra os olhos para poder enxergar melhor e fala muito alto.

cérebro

Quando o álcool para de inibir os neurotransmissores responsáveis por captar luz e som, eles acabam ficando superestimulados, por isso a pessoa fica tão sensível à luminosidade e ao barulho.

estômago

Irrita a mucosa do estômago e estimula a produção de ácido gástrico, por isso sente náusea e mal-estar.

estômago

Provoca o vômito, pois é a única forma que o corpo encontra para se defender e expulsar o que esta lhe fazendo mal.

rins

Inibe a produção do hormônio que controla a absorção de água pelos rins, por isso faz 50% mais xixi.

coração

Como a pessoa faz muito xixi, acaba eliminando mais minerais, como magnésio e potássio, do que devia. Com a falta deles, o ritmo do batimento cardíaco se altera.

intestino

Ao ser absorvido pelas paredes do intestino, o álcool atrapalha a absorção de água, que não ocorre corretamente, por isso a pessoa tem diarreia.

intestino

Como a pessoa tem diarreia, ela elimina mais água do que deveria e fica desidratada – por isso também sente a boca seca, entre outros sintomas.

Corrente sanguínea

Como a pessoa está desidratada, seu sangue fica com pouca água e, consequentemente, mais espesso. Para que ele consiga ser bombeado e chegue a todo o corpo, as artérias aumentam sua espessura e causam a dor de cabeça.

 

Fontes:
Revista SuperInteressante. Editora Abril: www.super.abril.com.br

Fontes:

Revista SuperInteressante. Editora Abril: www.super.abril.com.br

Envie para seu amigo
Conheça Eparema

Gerador de frases

Barriga cheia e filosofia têm tudo a ver: com nosso gerador de frases, suas conversas depois das refeições ficarão muito mais saborosas.

Fechar
Instale o aplicativo do facebook
Você é médico?