Curiosidades

Tem um monstro na minha barriga.

Algumas vezes parece que temos monstros famintos dentro da nossa barriga. Sem querer, o estômago e o intestino delgado podem fazer barulhos bem altos. E, apesar de isso acontecer com todo mundo e de ser algo fora do nosso controle, pode ser constrangedor.

Mas por que a barriga ronca?

Quando você sente o cheiro de uma comidinha gostosa, vê um prato apetitoso ou simplesmente porque já está na hora de comer, as paredes do abdômen se preparam para receber os alimentos, assim, os músculos se contraem.

Mas, se você ainda não se alimentou, ou se não há muita comida no seu estômago ou no seu intestino delgado, os líquidos e gases que se formam dentro deles se agitam, fazendo fortes movimentos. A cavidade abdominal funciona nesse caso como um amplificador, e o barulho que ela produz acaba sendo ouvido por você e por quem mais estiver em volta.

Dentro dos limites do nosso corpo, quanto mais fome você tiver, ou quanto mais apetitosa estiver aquela comidinha, mais movimentos o tubo digestivo vai fazer e, consequentemente, mais alto vai ser o ronco da sua barriga.

Agora, a única maneira de tentar minimizar esse pequeno vexame que ocorre quando todo mundo ouve sua barriga roncar é não dar estímulos falsos ao seu sistema digestório ou desrespeitá-lo, ficando sem comer um período maior do que está acostumado.

 

Fontes:
DISNEY. O corpo humano. Disney para aprender. São Paulo: DCL: 2008.
Boletim Informativo do Sistema FAEP (Federação de Agricultura do Estado do Paraná) – nº 1072.
Site da Secretaria de Estado da Educação de Pernambuco: http://www.educacao.pe.gov.br.
COSTA, Milton. Por que a barriga ronca quando temos fome? Revista Ciência Hoje. nº 173. Disponível em http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2006/173/por-que-a-barriga-ronca-quando-temos-fome/?searchterm=barriga%20ronco.
Revista Mundo Estranho. Ed. Abril. Pergunta: 286425 – http://mundoestranho.abril.com.br/saude/pergunta_286425.shtml

Envie para seu amigo
Conheça Eparema

Gerador de frases

Barriga cheia e filosofia têm tudo a ver: com nosso gerador de frases, suas conversas depois das refeições ficarão muito mais saborosas.

Fechar
Instale o aplicativo do facebook
Você é médico?