Matérias

O que causa o arroto?

O arroto é tipicamente causado pela ingestão de ar ou gases, e isso ocorre quando comemos ou bebemos muito depressa, mascamos chiclete, falamos com a boca seca, fumamos, estamos com o nariz entupido, dormimos de boca aberta ou tomamos bebidas que têm dióxido de carbono em sua composição, como cervejas, refrigerantes ou espumantes.

Apesar de a maior parte do ar deglutido ser absorvida pelo organismo, há uma pequena quantidade desses gases que não é, e isso causa uma pressão no estômago que precisa ser eliminada. É então que surge o arroto. Quando arrotamos, o ar sobe do estômago e faz vibrar a válvula que fica entre o esôfago e a boca. Depois, o barulho é amplificado pela garganta, como se ela fosse a caixa acústica de um violão.

 

Fontes para as questões sobre arroto:
Site oficial Dr. Dráuzio Varella: www.drauziovarella.com.br
Revista Mundo Estranho – Editora Abril: www.mundoestranho.abril.com.br
Blog ABC da saúde – Artigos elaborados por Dr. Guenther von Eye e Dr. Cláudio H. Woff, Dr. Fábio Segal e Dr. Fernando Wolff: www.abcdasaude.com.br
Blog MD Saúde, mantido pelo Dr. Pedro Pinheiro: www.mdsaude.com
Gastronet – Site da Clínica Marchesin: www.gastronet.com.br

Envie para seu amigo
Conheça Eparema

Gerador de frases

Barriga cheia e filosofia têm tudo a ver: com nosso gerador de frases, suas conversas depois das refeições ficarão muito mais saborosas.

Fechar
Instale o aplicativo do facebook
Você é médico?