Matérias

Por que temos a sensação de estômago cheio mesmo comendo pouco?

Ter a sensação de estômago cheio mesmo quando se come pouco pode ser um sinal de que, apesar de você não ter exagerado na ingestão de alimentos naquela refeição, o seu estômago já estava parcialmente ocupado. E isso pode ser causado por diversos fatores.

Pode ser que o seu estômago esteja repleto de gases, ingeridos enquanto você bebe, come e fala, ou então que esses gases tenham sido formados durante o processo de digestão. Algumas vezes, essa sensação indica um esvaziamento gástrico retardado, isto é, sua digestão está mais lenta do que o normal e os alimentos estão demorando mais para passarem por essa etapa do processo digestivo. Há a possibilidade de que, dentro do seu tubo digestivo, a saída gástrica esteja obstruída, ou ainda, que seu estômago tenha perdido parte de sua capacidade de distensão (isto é, de aumentar de tamanho).

Para tentar identificar a causa dessa sensação, observe seus hábitos alimentares e comportamentais. E consulte um médico.

 

Fontes para os textos sobre sensação de estômago cheio:
Site Sobretudo: www.sobretudo.org
Gastronet – Site da Clínica Marchesin: www.gastronet.com.br
Alvorecer – Sociedade em assistência médica: www.alvorecer.org.br
Site de gastroenterologia, por Dr. Stéfano Gonçalves Jorge: www.cccastelo.com.br
Enciclopédia ilustrada de saúde: adam.sertaoggi.com.br/encyclopedia/

Envie para seu amigo
Conheça Eparema

Gerador de frases

Barriga cheia e filosofia têm tudo a ver: com nosso gerador de frases, suas conversas depois das refeições ficarão muito mais saborosas.

Fechar
Instale o aplicativo do facebook
Você é médico?
teste376034